No livro publicado por Marshall Mcluhan, “O Meio e a Mensagem” foi teorizado um termo muito usado no mundo da comunicação: a “aldeia global”. O filósofo explica que o progresso tecnológico reduz todo o planeta à mesma proporção que ocorre em uma aldeia. Por ocasião dos meios de comunicação a sociedade perdeu a noção de tempo e espaço. Houve uma desterritorialização entre os mundos e uma maior possibilidade de se intercomunicar diretamente com qualquer pessoa, independentemente, do local onde vive.
Ao contrário do que muitos pensam, os meios de comunicação de massa, como a tv ou o rádio, não entram nesse conceito. As formas de comunicação da aldeia são bidirecionais, seja face a face ou mediada, porém somente os meios que possibilitam essa comunicação, como o telefone celular ou a rede mundial de computadores, podem ser responsáveis pela construção do termo.
Problematizo que essa “aldeia global” facilitou a intercomunicação às distancias. A cada dia, os países vêm se aproximando. Através da modernidade do celular e da Internet é possível comunicar-se com amigos que estão em países distintos, e melhor, por tempo indeterminado e baixo custo. As famosas mídias sociais (twitter, orkut, facebook) nos permitem conhecer pessoas novas e dialogar com elas diariamente. Esse ponto positivo revolucionou a sociedade em termos de progressos sociológicos.

Primeiro quero desejar toda sorte do mundo para você. Em seguida, não poderia perder a oportunidade da estreia dos comentários em seu blog. Sucesso, saúde e paz!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, vc escreve muito bem!!
ResponderExcluirbjssss