sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Brasil possui mais celulares que habitantes


Você já pensou em descartar o seu celular?  Muitos brasileiros, ou melhor, todos os brasileiros, ou pelo menos em sua maioria, temem a possibilidade de ficar -um só dia-, sem o telefone móvel. Hoje, a falta do celular é quase um afronta às nossas rotinas. Um aparelho de telefonia móvel obteve significados mais amplo que o modismo ou utilizações demasiadas - tornou-se essencial.  

A afirmação “todos os brasileiros” não está fora de propósito. Há uma estatística promulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao qual, mensura que, até o final do mês passado, o país contava com 194,4 milhões de celulares. E, os dados preliminares do Censo 2010, elaborado pelo IBGE, apontam que o Brasil tem 185,7 milhões de habitantes. Ou seja, o país conta com mais celulares que habitantes. O que mostra que muitos brasileiros têm mais de um celular. O engenheiro, Leandro Vasconcelos diz que possui três celulares “Minha rotina necessita de três celulares. Um, utilizo para minha vida social; e os outros dois, para o meio corporativo, sendo que um é rádio e smartphone”, destaca. Com esta afirmação de Leandro, vemos que o celular vai muito além do seu funcionamento original. Com as novas tecnologias, o celular agregou funcionalidades mais apreciativas como, a inclusão de câmeras fotográficas, Tv digital e acesso à internet. E os usuários não precisam ter poder aquisitivo elevado para obter um celular de alta tecnologia. A Anatel informa que desse total, 82,19% são aparelhos com planos pré-pagos. Uma forma econômica de utilização da linha móvel. O que fez as operadoras de celulares lucrarem milhões, pois, somente no mês de outubro, foram ativados 2,967 milhões de telefones móveis; em julho, foi mensurado pela Agência, um total de 187 milhões de linhas móveis ativas. Segundo a Anatel, o Brasil se tornou o quinto maior mercado de celulares do mundo.
   
O mercado de telefonia móvel está crescendo tão demasiadamente que as operadoras já cogitam a possibilidade de faltar numerações telefônicas, principalmente em São Paulo, Estado com mais celulares no Brasil. A Anatel planeja criar um novo DDD, o 10, para liberar mais números de linhas para o mercado paulista.
por Rita Vasconcelos


Conexão 

O Brasil também se tornou em 2008 o quinto maior do mundo, em termos absolutos, em acesso à internet. Eram 50 milhões de brasileiros com acesso à rede ao final do ano passado. Em 2003, esse número era de 19 milhões.

A líder nessa área também é a China, com 298 milhões de pessoas com acesso à internet. Há seis anos, o número era de 77 milhões. Nos Estados Unidos, são 190 milhões. Na Índia, com mais de 1 bilhão de habitantes, o acesso está garantido para apenas 57 milhões de pessoas.

Mais uma vez, em termos proporcionais à população, o Brasil ocupa um lugar modesto no ranking. O estudo mostra que 25% da população brasileira tem acesso à rede, o que faz do país o 76º colocado em termos proporcionais. Em vários países europeus, mais de 60% da população já tem acesso à rede.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo" e no site “G1.com”.


História do telefone celular

A invenção do telefone celular (português brasileiro) ou  telemóvel (português europeu) ocorreu em 1956.

Heinrich Hertz, em 1888, foi pioneiro na transmissão de códigos pelo ar. A descoberta tornou-se indefectível à idealização de rádio-transmissores. Além disso, proporcionou a primeira ligação por telefonia entre continentes, ocorrida no ano de 1914.

A comunicação móvel era conhecida desde o começo do século XX. Desenvolvido inicialmente pela atriz hollywoodiana Hedwig Kiesler (Hedy Lamaar) e patenteado em 1940, o celular surge como um sistema de comunicação à distância que mudasse sempre de canal para que as frequências não fossem interceptadas. No ano de 1947, começou-se o desenvolvimento no laboratório Bell, nos EUA. No laboratório Bell, foi desenvolvido um sistema telefônico de alta capacidade inteligado por diversas antenas, sendo que, cada antena, era considerada uma célula. Por isso o nome de "celular".

O primeiro celular foi desenvolvido pela Ericsson, em 1956, denominado Ericsson MTA ( Mobilie Telephony A ) Ericsson MTA, pesava cerca de 40 kilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros. A empresa americana Motorola passou a desenvolver seu modelo de celular e no dia 3 de abril de 1973, em Nova York, apresentou o modelo Motorola Dynatac 8000X. Usando esse modelo ocorreu a histórica primeira ligação de um aparelho celular, realizada por Martin Cooper, diretor de sistemas de operações da empresa Motorola. O aparelho, muito prosaíco, tinha 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, além de pesar cerca de 1 quilo.

Em 1979, no Japão e na Suécia a telefonia celular entrou em operação e em 1983 começou nos Estados Unidos. 

Fonte: Wkipedia 

Um comentário:

  1. Muito boa informação, porque as vezes usamos coisas que nos parece tão familiar, mas sempre temos algo a aprender sobre o nosso próprio cotidiano.
    Parabéns Rita.

    ResponderExcluir