quinta-feira, 30 de junho de 2011

Câmara aprova anistia criminal a bombeiros do Rio


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira 30, a anistia aos mais de 400 bombeiros presos após a invasão do Quartel Central da Corporação, no Centro do Rio de Janeiro. Os manifestante realizavam protestos por aumento de salários e acabaram condenados pela Justiça. 
Segundo informações da assessoria de imprensa da Câmara, o texto aprovado é um substitutivo do presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Mendonça Prado (DEM-SE). A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) já aprovou a anistia administrativa aos agentes.
A votação da proposta foi uma estratégia elaborada nessa quarta-feira 29 por deputados cariocas, líderes, e pelo presidente da Câmara, Marco Maia.

O texto aprovado inclui os bombeiros do Rio na anistia concedida pela Lei 12.191/10. Ela, por sua vez, anistia policiais e bombeiros militares de nove estados punidos por participar de movimentos reivindicatórios por melhorias de vencimentos e de condições de trabalho ocorridos de 1997 a janeiro de 2010.
Apesar da decisão, os manifestantes garantem que não vão parar com as reivindicações. Eles exigem o aumento do piso salarial de R$ 900 para R$ 2 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário