quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A VIOLÊNCIA DAS ÚLTIMAS NOITES NO RIO DE JANEIRO - ALGUMAS REFLEXÕES



Rafael Peçanha é graduado em História pela Universidade Veiga de Almeida, pós-graduando em Sociologia Urbana pela UERJ e Mestrando em Antropologia pela UFF; colunista do Jornal Folha dos Lagos aos sábados. 

Contatos:





--------- O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO ESTADO DO RIO, José Maria Beltrame, afirma que os atos de violência, ocorridos nesa madrugada e na madrugada passada, são reações dos traficantes à implantação das UPP's.

---------- O MESMO SECRETÁRIO, com certa concordância do comentarista de segurança da Globo, Rodrigo Pimentel, afirma que Comando Vermelho e Terceiro Comando "se uniram" ou ainda "deram uma trégua" para coordenarem juntos os ataques.

---------- EU DESCONFIO MUITO. A ideia de união das duas facções rivais no combate ao Estado, a meu ver, hoje, ainda é irreal, e só é levada a sério por intelectuais que dizem conhecer a realidade do tráfico carioca, numa análise conspiratória mais aos moldes do pensamento do século XIX. A divisão do Rio entre morro e asfalto não é exatamente real. O asfalto não está unido contra o morro e nem vice-versa: ambos estão divididos em grupos e facções, às vezes contra si mesmos.

---------- EM BREVE DEVEREMOS VER UM "FURO DE REPORTAGEM" da Globo com entrevista a um "chefe do tráfico" afirmando a união das facções contra o Governo do Rio. Sempre há uma entrevista teatral assim, com um traficante que nunca traficou. A tradição foi inaugurada pelo programa do Gugu e virou onda.

---------- TAMBÉM DESCONFIO DA QUESTÃO DAS UPP's como motivo isolado dos ataques. Essa postura facilita a exposição do Estado como herói e vítima do processo. As UPP's são, sem dúvida, um grande projeto. Mas os presos de Catanduva (que teoricamente coordenaram os ataques), a meu ver, estão preocupados com outras demandas para além - ou para aquém, na verdade - das UPP's.

---------- CABE LEMBRAR QUE OS ATAQUES FORAM FEITOS NA ZONA NORTE, enquano as UPP's foram implantadas apenas, por enquanto, na Zona Sul. Ora, se a ideia fosse mostrar que os traficantes não querem as UPP's por lá, a ação foi um tanto quanto pouco inteligente, pois a violência na área só reforça a necessidade das UPP's por lá - as ações estariam chamando as UPP's para a Zona Norte. Não haveria lógica.

---------- SE FOSSE PARA MOSTRAR INSATISFAÇÃO COM A UPP no Morro dos Macacos, por exemplo, os traficantes queimariam ônibus no Grajaú ou na pista da Vila Isabel, áreas mais vulneráveis próximas ao Morro. Não se queima ônibus na Avenida Brasil para reclamar de algo que ocorreu em um morro em Botafogo, por exemplo.

---------- POR OUTRO LADO, os ataques na Zona Norte facilitam o retorno dos bandidos às suas favelas de origem, próximas aos locais de ação e desprotegidas pela polícia.

---------- NESTA MADRUGADA FORAM QUEIMADOS ônibus e carros em São Gonçalo, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Niterói e Cabo Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário