domingo, 7 de novembro de 2010

Lindberg Farias: Ministro ou Senador?


Há rumores que Lindberg Farias, eleito para o Senado, pelo PT, possa representar o Rio de Janeiro no Poder Executivo, e não no Legislativo como mostraram as urnas - sendo eleito com 4.213.749 votos. O PT/RJ tem interesse que o Estado assegure representantes no governo Dilma, e sugere que o ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Faria, seja ministro dos esportes.

O interesse do PT vai além de pleitear uma vaga no mais alto escalão do governo Dilma, e sim, manter a gloriosa parceria com o PMDB. Digo, que se Lindberg Faria conseguir a vaga de ministro, não poderá se candidatar ao governo do Estado nas eleições de 2014, e com isso, o atual governador reeleito Sérgio Cabral poderá garantir a candidatura para o seu sucessor Luiz Fernando Pezão, seu atual vice-governador.

Além do mais, essa parceria entre PT e PMDB seria muito lucrativa para os partidos, pois, se Lindberg Faria for Ministro dos Esportes, ajudará na organização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíadas de 2016 e fortalecerá tanto o PMDB quanto o PT; os dois partidos já cogitam a possibilidade de relançar, nas eleições de 2014, Lula para a vaga de presidente da República e colocar Sérgio Cabral como seu vice.

Na verdade, Lindberg Faria sempre teve predileções para liderar o Governo do Estado, que inclusive foi vetado pelo partido nestas eleições de 2010. Para não lançar Lindberg como candidato a governador do Rio, devido o acordo feito com o PMDB, o PT engajou a vaga para o Senado. O que foi benéfico para ambos os lados.

As estratégicas manipulações de cargos, entre PT e PMDB, os tornam mais forte e garantem a liderança política na União. Se a dobradinha entre Lindberg Faria e Sérgio Cabral conseguir sucesso nas Olimpíadas e na Copa do Mundo, garantirá uma força irreversível nas eleições de 2014, e com isso, dificultará muito o retorno, do PSDB, para a Governo Federal.

PT-Rio no Ministério

Outras indicações, do PT/RJ, cotadas para o Ministério de Dilma seriam o presidente regional da legenda, o deputado federal Luiz Sérgio, para o Ministério do Turismo ou do Trabalho e Emprego e o deputado federal Jorge Bittar para o Ministério das Comunicações. Há rumores que o deputado estadual Carlos Minc possa retornar para o seu posto de Ministro do Meio Ambiente, mas, em entrevista ao jornal O Globo, ele descarta a possibilidade "Estou me organizando para voltar à Secretaria estadual do Meio Ambiente em janeiro" ,afirma o deputado. 

A indicação de representantes do PT-Rio, como líderes executivos, para os próximos quatro anos, seria significantemente fortalecedor para o partido. Haja vista que o partido, desde 1989, consegue pontos favoráveis com o eleitorado de Lula no Rio de Janeiro, (exceto 1994, quando Lula perdeu para FHC no Estado), porém, apesar do forte carisma na Terra do petróleo, o PT nunca conseguiu eleger um Governador ou prefeito da Capital ̶ o que possibilitará grandes vantagens, garantindo a tão sonhada vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário