segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cabo Frio sedia assinatura do “Pacto pelo Saneamento” para municípios da região


A Prefeitura Municipal de Cabo Frio participou nesta sexta-feira, dia 8 de julho, no Clube Náutico de Cabo Frio, da assinatura do “Pacto pelo Saneamento”, um termo de cooperação técnica para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento, que pretendem erradicar todos os lixões no Estado do Rio de Janeiro até 2014. 

Cabo Frio esteve representado pelo Prefeito Marcos da Rocha Mendes, pelo Chefe de Gabinete, o vereador licenciado Alfredo Gonçalves, e demais autoridades municipais que participaram do evento junto com representantes do governo estadual, das oito prefeituras locais beneficiadas e de representantes do Consórcio Lagos São João. Os Planos Municipais incluem o tratamento da água e esgoto, a correta destinação do lixo e a instalação de redes de drenagem nos municípios de Cabo Frio, Iguaba Grande, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Silva Jardim, Saquarema e São Pedro da Aldeia. 

A visita a Cabo Frio dos representantes do Estado foi iniciada às 9h com uma vistoria da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos, do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e do subsecretário do Ambiente do Estado, Luiz Firmino, às obras de desassoreamento do Canal do Itajurú. Em seguida, a comitiva acompanhou o início das atividades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Esperança. 

Segundo Luiz Firmino, daqui a cerca de quatro meses estarão prontas as obras de desassoreamento, que tem como ponto principal de dragagem no Canal do Itajurú a altura da Ponte Feliciano Sodré: 

- O convênio assinado hoje é fruto de parcerias que duram há mais de dez anos, convergindo esforços das várias esferas para o mesmo objetivo. Até agora já foram liberados R$ 150 milhões em projetos ambientais – afirmou ele. 

 Ao todo, o convênio assinado pelos representantes do Estado do Rio de Janeiro e as oito prefeituras beneficiadas vai liberar uma verba de R$ 600 mil do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (FUNDRHI) e permitirá o tratamento de 80% do esgoto jogado na Lagoa de Araruama. 

Para o Prefeito Marcos da Rocha Mendes, o plano de saneamento trará mais garantia de qualidade de vida ao cidadão cabo-friense, uma das prioridades de sua gestão: 

- O termo de cooperação técnica e a implantação do plano são fruto de muito diálogo entre o governo municipal e o estadual, trazendo benefícios para a população em todos os setores da sociedade. O problema de saneamento é uma questão mundial e poucos municípios têm esta iniciativa de tratar o esgoto de forma efetiva e correta – disse ele. 

Ainda participaram do evento o prefeito de Araruama e presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, André Mônica, o prefeito de Silva Jardim e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, Marcelo Zelão, o prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso, o prefeito de Armação dos Búzios, Mirinho Braga, além de alguns secretários do município de Cabo Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário