quarta-feira, 6 de julho de 2011

Light e Prefeitura do Rio já sabiam que novos casos de explosões poderiam acontecer



Desde abril, desde ano, quando houve o primeiro caso de explosão no Rio. (A tampa de um bueiro foi jogada a uma altura de quatro metros no bairro de Copacabana. Uma cratera foi aberta no meio da rua.), a Light já havia alertado à Prefeitura que possíveis 130 bueiros na cidade correriam o risco de explodir. 

Segundo informações do site G1 eles já estavam inspecionando, mas sem previsão para modernização e a o prefeito não fez nenhuma mobilização na época.
    
Light , só agora, será multada por explosões de bueiros                

Depois de meses de clima de terror que a Light será multada pelo Ministério Público (MP). Na tarde desta quarta-feira 6, a empresa finalmente firmou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP. 

Em documento, foi estabelecida uma multa de R$ 100 mil para cada bueiro que explodir e causar morte, lesão corporal e dano ao patrimônio público ou privado. A multa não é retroativa, isto é, não será aplicada aos episódios já ocorridos.

Outras medidas também foram firmadas no TAC: a concessionária deverá instalar 1.170 câmeras subterrâneas, até dezembro deste ano, em diversos bairros da cidade. A Light também deverá instalar câmeras de monitoramento centralizado e uso de sensores eletrônicos de gás, água e de presença humana em quatro mil câmaras subterrâneas até julho de 2013.

O compromisso assumido no documento não isenta a empresa de qualquer responsabilidade civil.

Paes declara que Rio está em clima de pânico

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB-RJ), assumiu que explosões de bueiros estão causando clima de pânico na cidade.

 - Chegamos no limite! Só cabe agora uma ação criminal contra a direção da Light. É inaceitável o que está acontecendo. Eu até desconfio que possa está havendo sabotagem, mas o fato é que a população do Rio de Janeiro não nada haver com isso. As pessoas não estão conseguindo andar pelas ruas, e está começando a gerar clima de pânico, declara o prefeito.


Nas ultima semanas, foram vários os casos de bueiros explodindo ou soltando fumaça, causando transtornos, assustando e ferindo pedestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário