segunda-feira, 11 de julho de 2011

Vale Social expande parceria com municípios de Belford Roxo e São Gonçalo


Nos próximos dias os moradores de Belford Roxo e São Gonçalo receberão o Vale Social, benefício que garante gratuidade para deficientes físicos e doentes crônicos em transportes intermunicipais, incluindo metrô. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (11) pela Secretaria de Transportes do Estado do Rio, que está ampliando sua rede de convênios com os municípios fluminenses para unificação do Vale Social. Com isso, o usuário poderá usar o mesmo cartão para viagens municipais e intermunicipais. O serviço já é conveniado com as Prefeituras de Caxias e Japeri.

Para divulgar o serviço, a secretaria participou no sábado de um mutirão social em Belford Roxo, onde ofereceu atendimento e cadastramento do benefício. A intenção foi aproximar mais o serviço da população, e estimular as prefeituras da Região Metropolitana a aderirem a unificação do serviço.

 - O Vale Social é um beneficio garantido por lei. A partir das unificações, o Governo do Estado espera contribuir de forma mais abrangente para a efetivação deste direito. Hoje, depois de diversos investimentos feitos pelo Governo em tecnologia e pessoal, o Vale tem estrutura para proporcionar esta facilidade à população do Grande Rio, que depende deste serviço para seus deslocamentos diários",  disse o secretário de Transportes do Estado, Julio Lopes.

Além de São Gonçalo e Belford Roxo, a secretarians também deverá se reunir em breve com Niterói e Maricá para discutir o convênio. Entretanto, residentes de qualquer município fluminense que se enquadrem no perfil de beneficiário podem requerer o Vale Social. Para receber o cartão, o cidadão deve se apresentar em um dos 152 postos de atendimento espalhados pelos 92 municípios do Rio e levar um formulário para ser preenchido por um médico. Atualmente, o serviço atende cerca de 80 mil usuários.

Durante a ação em Belford Roxo, chamada “Cidadania, um direito de todos”, o Governo do Estado também assinou a parceria para oferecer o programa Renda Melhor ao município, um auxílio financeiro complementar ao Bolsa Família, que será oferecido a 20 mil famílias da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário